quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Ciclone





Um ciclone é uma região em que o ar relativamente quente se eleva e favorece a formação de nuvens e precipitação. Por isso, tempo nublado, chuva e vento forte estão normalmente associados a centros de baixas pressões.
A meteorologia diferencia o ciclone extra tropical do furacão. Um furacão tem núcleo quente e se forma sobre águas quentes, em geral acima de 26 graus Celsius. Acção à superfície pelos ventos que tendem a fluir para ele com uma rotação «em espiral» e nas imagens de satélite pela configuração em forma de bandas de nuvens.
No Hemisfério norte, um ciclone em desenvolvimento é tipicamente acompanhado por uma frente quente atrás da qual ventos de sul transportam para norte o ar quente e húmido de uma massa de ar quente, contribuindo para a desenvolvimento de precipitação. Atrás do centro de baixas pressões, ventos de norte transportam ar mais frio e seco para o sul, com uma frente fria marcando o bordo da frente dessa massa de ar mais fria e seca. No Hemisfério sul, como o sentido ciclónico se inverte, observa-se tipicamente a situação simétrica desta.

4 comentários:

Hugo, Inês, Miguel, Sandra, Tiago disse...

O texto está mais do que completo sendo que por nós nao restam dúvidas sobre este texto

Aline; Patricia; Joao; Bruno; Samuel! disse...

O vosso blog está muito interessante, especialmente o texto do ciclone. Nós (Patrícia) estamos muito interessados, queremos mais!

grupo34 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
grupo34 disse...

pessoal o vosso blog ta super fixe espero que gostem do nosso assim como nos gostamos do vosso.
beijos do grupo 34 ...