quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Informação Natalícia



Meus caros amigos tenho-vos a informar que o blog irá encerrar para férias durante duas semanas devido à época Natalícia.


Esperamos que tenham um feliz Natal e um bom Ano-Novo!!!!!

Vulcão


Vulcão é uma estrutura geológica criada quando magma, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre. Eles ejectam altas quantidades de poeira e gases na atmosfera, podendo causar resfriamento climático temporário. São frequentemente considerados causadores de poluição natural. Tipicamente, os vulcões apresentam formato cónico e montanhoso.A erupção de um vulcão é considerada um grave desastre natural, por vezes de consequências planetárias. Assim como outros desastres dessa natureza, são imprevisíveis e causam danos indiscriminados. Entre outras coisas, tendem a desvalorizar os imóveis localizados em suas vizinhanças, prejudicar o turismo e consumir a renda pública e privada em reconstruções. No nosso planeta os vulcões tendem a se formar junto das margens das placas continentais. No entanto existem excepções quando os vulcões ocorrem em zonas chamadas de hot spots (pontos quentes). Por outro lado, os arredores de vulcões, formados de lava resfriada, tendem a ser compostos de solos bastante férteis para a agricultura.A palavra "Vulcão" deriva do nome do deus do fogo na mitologia romana Vulcano (e, em grego, Hefestos).A ciência que estuda os vulcões designa-se por vulcanologia.

Qual é a resposta certa?

Meus amigos venho-vos a informar que a resposta a sondagem :"As vagas de frio e de calor têm impacto em quê?" é a agricultura. Esperamos que tenham acertado na resposta.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Mudanças Climáticas


Quais as causas das mudanças climáticas? As mudanças climáticas acontecem quando são lançados gases de efeito estufa do que as florestas e os oceanos são capazes de absorver.
O que é efeito estufa? O efeito estufa é um fenómeno natural para manter o planeta aquecido. Desta forma é possível haver vida na Terra.
Como são lançados os gases de efeito estufa? Isso acontece de diversas maneiras. A principail é: a queima de combustíveis fósseis (como petróleo, carvão e gás natural), etc.
Quais as soluções para combater o aumento do efeito estufa? Existem varias maneiras de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa: Incentivar o uso de energias renováveis, eficiência energética, a reciclagem de materiais e melhorar o transporte público.
O que é aquecimento global? O aquecimento global é resultado do lançamento excessivo de gases de efeito estufa, sobretudo o dióxido de carbono (CO2), na atmosfera. Esses gases formam uma espécie de cobertor cada dia mais espesso que torna o planeta cada vez mais quente.
Quais os efeitos do aquecimento global? São várias as consequências do aquecimento global. Algumas delas já podem ser sentidas em diferentes partes do planeta como os: furacões, tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca ou deslizamentos de terra.

Qual é a resposta certa

Meus caros amigos venho-vos informar a resposta certa da pergunta "O tempo nublado e chuvoso está sociado a quê?" é as baixas perssões.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

As vagas de calor e de frio







Existem catástrofes de menor impacto resultantes de alterações da temperatura para valores fora do comum, tanto muito altos como muito baixos:
- Vagas de calor -temperaturas bastante mais elevadas do que o habitual;
- Vagas de frio -temperaturas bastante mais baixas do que o habitual.
O calor e o frio excessivo podem ter consequências graves para a vida humana, pois exigem adaptações rápidas e capacidade de resistência do nosso organismo.
As Vagas de calor e de frio também têm impactos na agricultura, podendo destruir completamente as colheitas.
As Vagas de calor propiciam incêndios, facilitando a sua propagação, pois a vegetação seca arde mais rapidamente.
As Vagas de frio associam-se, normalmente, tempestades de chuva gelada que cobre os solos, torna as estradas perigosas e queima.

Qual a resposta certa?

Meus caros amigos tenho-vos de novo a informar que a resposta certa á pergunta" Como é chamado o arraste do solo no terreno" era "erosão"

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Ciclone





Um ciclone é uma região em que o ar relativamente quente se eleva e favorece a formação de nuvens e precipitação. Por isso, tempo nublado, chuva e vento forte estão normalmente associados a centros de baixas pressões.
A meteorologia diferencia o ciclone extra tropical do furacão. Um furacão tem núcleo quente e se forma sobre águas quentes, em geral acima de 26 graus Celsius. Acção à superfície pelos ventos que tendem a fluir para ele com uma rotação «em espiral» e nas imagens de satélite pela configuração em forma de bandas de nuvens.
No Hemisfério norte, um ciclone em desenvolvimento é tipicamente acompanhado por uma frente quente atrás da qual ventos de sul transportam para norte o ar quente e húmido de uma massa de ar quente, contribuindo para a desenvolvimento de precipitação. Atrás do centro de baixas pressões, ventos de norte transportam ar mais frio e seco para o sul, com uma frente fria marcando o bordo da frente dessa massa de ar mais fria e seca. No Hemisfério sul, como o sentido ciclónico se inverte, observa-se tipicamente a situação simétrica desta.

Qual a resposta certa?

Meus caros amigos tenho-vos a informar que a resposta correcta da pergunta "Como se designa o local onde o sismo teve origem" era "Hipocentro".
Esperamos que tenham acertado!!

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Riscos Naturais

São fenómenos naturais que podem criar situações de perigo para as populações humanas. Que estão agrupados da seguinte forma:







quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Erosão e Desertificação


A superfície do solo é naturalmente coberta por uma camada de terra rica em nutrientes e materiais orgânicos que permitem o crescimento das plantas; se essa camada é retirada, esses materiais desaparecem e o solo perde a propriedade de as fazer crescer e pode-se dizer que houve uma desertificação.
O arraste do solo causa no terreno um efeito chamado erosão.
Na superfície do terreno e no subsolo, as águas correntes são as principais causas da erosão.
O efeito das águas faz a erosão superficial de terrenos.
A erosão depende fundamentalmente da chuva, da infiltração da água, do tipo de solo e da quantidade de vegetação existente.

O que é um sismo ?



Um sismo representa a rotura das rochas ao longo de novos planos ou de planos preexistentes, designados por falhas tectónicas. Desta rotura resulta a libertação súbita da energia sob a forma de ondas elásticas que provocam a vibração do solo à sua passagem. O local onde o sismo acontece denomina-se foco ou hipocentro e pode situar-se a profundidades desde a superfície terrestre até algumas centenas de quilómetros. O ponto à superfície, localizado directamente acima do foco, designa-se por epicentro. Os termos tremor de terra ou terramoto são vulgarmente utilizados como sinónimos da palavra sismo. Que fazer durante um sismo?
Evite o Pânico. Mantenha a serenidade e acalme as outras pessoas.
Se está em casa ou dentro de um edifício:
é melhor não sair de casa para evitar o risco de ser atingido pela queda de objectos. As saídas e as escadas também podem estar inacesíveis.
Nunca utilize os elevadores. A electricidade pode falhar e provocar a sua paragem.
Fique afastado de janelas, varandas, vidros, espelhos e chaminés;
Procure a protecção de baixo de uma porta interior, no canto da sala, debaixo de uma mesa pesada ou da cama, protegendo a cabeça e o pescoço.

O que é uma cheia?


As cheias são fenómenos naturais provocados por chuvas moderadas e permanentes ou de elevada intensidade. As cheias podem ainda ser causadas pela quebra de barragens, associadas ou não a fenómenos meteorológicos desfavoráveis. Os prejuízos resultantes das cheias são frequentes, podendo levar a perda de vidas humanas e bens.
» Quando houver um aviso de cheia
Mantenha-se atento aos noticiários da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pela rádio e televisão.
Transmita calma à sua volta.
Proteja num saco de plástico os objectos pessoais mais importantes e os seus documentos.
Coloque à mão o seu estojo de emergência.
Liberte os animais domésticos para locais seguros.
Prepare-se para desligar a água, o gás e a electricidade.
» Durante uma cheia
MANTENHA A SERENIDADE.
· Não ocupe as linhas telefónicas.

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Tsunami


Um tsunami é uma onda ou uma série delas que ocorrem após perturbações fortes que deslocam verticalmente a coluna de água, como, por exemplo, um sismo, actividade vulcânica, forte deslocamento de terras ou gelo ou devido ao impacto de um meteorito dentro ou perto do mar. Há quem identifique o termo com "maremoto" – contudo, maremoto refere-se a um sismo no mar, semelhante a um sismo em terra firme e que pode, originar um tsunami. Exemplos: 0 Krakatoa, Hokkaido, Santorini, etc. A energia de um tsunami é provocado pela amplitude e velocidade. Assim, à medida que a onda se aproxima de terra, a sua amplitude (a altura da onda) aumenta à medida que a sua velocidade diminui. Os tsunamis podem caracterizar-se por ondas de trinta metros de altura, causando grande destruição.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Bem-Vindos ao nosso blog

Somos da escola Miguel Torga e o nosso grupo é composto por 5 elementos: Gonçalo, Marco, Marlene, Susana e Valter.
Vamos falar sobre catástrofes naturais e o nosso objectivo é sensibilizar os nossos leitores para os problemas resultantes das catástrofes.
Para isso precisamos da vossa atenção e que colaborem connosco visitando o nosso blog.
Cá esperamos por vocês.